Blog

O que é Musicalização Infantil?

Olá!!!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a importância da música na educação e desenvolvimento infantis.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma e desenvolva sua noção de esquema corporal. Além disso, permitem a comunicação com o outro e estimulam a convivência em grupo.

Mas como utilizar a música na educação de nossos pequenos? O primeiro grande passo é não se limitar, ou seja, não pense que poderá lançar mão apenas de materiais e orientações encontradas na internet, livros e afins. Você pode e deve usar sua criatividade e assim conseguirá encontrar o equilíbrio perfeito entre o que é BOM e o que é BOM para o seu pequenino.

Sempre que possível coloque canções para as crianças escutarem. Mesmo que elas pareçam não ligar ou até mesmo não escutarem, o estímulo auditivo acontece e, inconscientemente, a criança vai começando a desenvolver o gosto musical e a sensibilidade rítmica. Movimentos e emissão de sons com o corpo são super recomendados e sempre tenho excelentes resultados quando utilizo essas técnicas, em formato de brincadeira, em minhas classes de musicalização.

Você pode definir um nome para cada movimento do corpo, como por exemplo: palmas = TÁ, batida de pé = TUM, batida na perna = TACA e assim por diante. Dessa forma, você cria um canal de comunicação específico com a criança e sempre que disser esses nomes, automaticamente ela fará a associação com o movimento do corpo correspondente. Apenas tome cuidado para não escolher movimentos difíceis e complicados para os bem pequenininhos! A diversão será garantida, mas o aprendizado nem tanto, já que se a atividade não for coerente com a idade, os resultados não serão tão significativos.

Fiquem tranquilos que colocarei aqui algumas sugestões bem bacanas de musicalização nos próximos posts e sempre informarei a faixa etária mais adequada para cada atividade.

Não deixem de passar sempre por aqui! Fiquem de olho nas novidades!

Beijo doce e colorido,

JÔ BELIZ