Blog

A Importância das Histórias no Desenvolvimento Infantil

Olá queridos visitantes!!!

Meu trabalho tem como principal objetivo ensinar o mundo às crianças de forma lúdica e leve! Para isso, utilizo recursos como a música, a contação de histórias e a realização de algumas brincadeiras. Hoje, no entanto, vamos falar especificamente da importância das histórias na educação e desenvolvimento infantis.

Muitos pais e educadores se perguntam constantemente o que deve ser feito para que a criança consiga assimilar valores importantes, como amor, amizade, respeito, diversidade, solidariedade, esperança, saudade, entre outros. A verdade é que uma das formas mais satisfatórias e eficientes de se fazer isso, além do exemplo real é claro, é através da contação de histórias para as crianças. É extremamente mais produtivo ensinar uma boa ação e repreender algum comportamento indesejado através de uma história com conteúdo semelhante ao que se queira transmitir.

Muitas histórias infantis não fazem sentido à primeira vista, mas se forem contadas com carinho, criatividade e doação, despertam emoções como identificação, sinergia, alegria, paz e proteção. A criança fantasia e imagina e, ao fazer isso, estimula significativamente o desenvolvimento de seu pensamento, sua expressividade, sua comunicação e interação com o mundo!

As histórias são fontes maravilhosas de experiências. São meios preciosos de ampliar o horizonte da criança e aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca. Mas é precioso saber usar as histórias para que delas se alcance o objetivo educativo e pedagógico. Um dos principais elementos a ser alcançado é o poder de imaginação que, tirando a criança do seu ambiente, lhe permite ao espírito “trabalhar” e construir uma sequência lógica de fatos, além de é claro, desenvolver um equilíbrio entre o mundo real e o mundo imaginário.

O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o amar, o respeitar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo… Afinal, tudo pode nascer de um texto… Podem nascer idéias, podem nascer comportamentos, atitudes e muitos sonhos.

Se nós temos esse tesouro em nossas mãos, por que não usá-lo para ampliar e enriquecer o desenvolvimento de nossos pequenos? Contando histórias, com o tempo você vai perceber que não somente o universo da criança vai mudar, mas definitivamente o seu também. A verdade é que não existe idade para se entregar à fantasia, à imaginação e à liberdade de pensamento!

Não deixem de contar muitas historinhas aos pequenos! Assim você irá ensiná-los a amar o mundo, a amar o próximo, a amar a natureza e a si mesmo! Quer receita melhor para a educação dos nossos pequeninos?

Beijo doce e colorido,

JÔ BELIZ